5 dicas para relaxar melhor após um longo dia de trabalho remoto

Embora muitos de nós tenhamos conseguido fazer uma pausa nos deslocamentos estressantes ou reuniões que induzem à ansiedade, trabalhar em casa traz à tona um novo conjunto de problemas que podem prejudicar seu humor, foco e produtividade.

Entre problemas estão a solidão e a falta de noção de tempo que nos leva a trabalhar até tarde da noite. Trabalhar em casa não é tão relaxante quanto os novos uniformes de trabalho fazem parecer.

Priorizar o autocuidado é especialmente importante durante um momento tão novo quanto esse. Pensando nisso, reunimos nesse artigo 5 maneiras de relaxar e desestressar durante e após um longo dia de trabalho.

1. Faça uma pausa para se exercitar

Se você está se sentindo estressado, sem ideias ou frustrado, considere fazer uma pausa no trabalho e se esticar um pouco.

Fazer com que seu corpo se mova não apenas o ajudará a desestressar no momento, mas aumentará sua energia durante o resto do dia.

Quer se trate de uma pausa rápida para o ioga ou seja uma sessão intensa de HIIT, um treino para melhorar o humor deve ser a sua fonte de energia nos dias em que se sentir esgotado ou estressado.

2. Dê a si mesmo um tempo limite (e, em seguida, cumpra-o)

O maior desafio de trabalhar em casa? Não há horário de fechamento no escritório e nem o trem das 18h que você precisa pegar.

Especialmente quando você sente que sempre há algo que você pode fazer, é fácil trabalhar além do horário normal e continuar trabalhando pelo resto da noite.

O problema de trabalhar dia e noite significa que não há equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, tempo de inatividade ou chance de desestressar.

Não importa o que esteja acontecendo, estabeleça um “horário de fechamento” para o seu dia de trabalho (como 1h) e, em seguida, certifique-se de encerrar e se preparar para parar de trabalhar quando chegar o horário limite.

3. Ligue para seus companheiros de trabalho para se atualizar

A socialização é provavelmente uma das coisas que você mais sente falta. Trabalhar isolado pode não apenas parecer solitário, mas você também pode se sentir exausto quando não está rindo com colegas de trabalho ou discutindo projetos em um ambiente de grupo.

Para manter a tão necessária socialização e camaradagem de equipe, tanto quanto possível, ligue para seus parceiros de trabalho para conversar ou inicie um canal no Slack com os colegas com os quais você está acostumado a se relacionar no escritório.

Se você trabalha por conta própria, agende uma ligação com um colega do seu setor para saber como eles estão se saindo durante esse período.

Não apenas você se sentirá menos estressado, mas um ambiente social pode ajudá-lo a fazer um brainstorm, oferecendo perspectivas alternativas.

4. Crie um ritual pós-trabalho

Há uma razão pela qual as crianças precisam ter um ritual na hora de dormir: a rotina diz ao corpo o que fazer. Mesmo que estejamos muito velhos para histórias de ninar, estabelecer um ritual pode fazer uma grande diferença em nossos dias.

Se você está acostumado a ir para o escritório, seu trajeto para casa pode ter sido ritual suficiente para separar o trabalho da noite, mas sem o trajeto normal, faça seu próprio ritual para desligar seu “cérebro de trabalho” e entrar em modo de relaxamento.

Tente trocar de roupa (mesmo se você estiver mudando de um conjunto de pijama para outro), malhar ou mesmo tomar um banho quente. Uma jogatina online com os amigos pode ser também uma ótima escolha.

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5. Ouça um podcast ou música para melhorar o humor

Para melhorar seus níveis de estresse, mude o humor do seu ambiente. A maneira mais fácil de mudar o clima? Coloque uma música que melhore o humor.

Ter uma música de fundo enquanto você trabalha ajuda você a aproveitar o seu tempo, em vez de apenas sofrer durante o dia de trabalho.

A menos que afete seu foco e sirva como uma distração (o que pode deixá-lo ainda mais estressado), considere também ouvir um podcast que você adora enquanto trabalha para fazer o tempo passar mais rápido.

Dessa forma, o podcast irá distraí-lo sem permitir em pensar demais em situações de trabalho que podem estar deixando você sinta-se ainda mais estressado.

Você também pode ouvir um podcast ou música para uma distração bem-vinda na hora do almoço, em vez de ficar olhando para a TV assistindo notícias preocupantes.

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