Cientistas da Europa e do Chile registraram pela primeira vez a presença de vapor de bário na atmosfera de um exoplaneta – eles foram encontrados nos objetos WASP-76b e WASP-121b. É agora o elemento mais pesado cujos vestígios foram encontrados nas conchas gasosas de mundos fora do sistema solar, disse o Observatório Europeu do Sul (ESO) em comunicado.

Exoplaneta WASP-76b. Fonte da imagem: wikipedia.org

De todos os exoplanetas descobertos até hoje, os chamados Júpiteres quentes são a maioria – são gigantes gasosos localizados a distâncias extremamente pequenas de suas estrelas, muitas vezes mais perto do que Mercúrio é removido do Sol. Devido a essa proximidade, as atmosferas desses planetas aquecem até 1000–1300 K ou até 2500 K no lado “ensolarado”, como é o caso de WASP-76b e WASP-121b. Em temperaturas tão altas, esses exoplanetas geralmente exibem composições impensáveis ​​pelos padrões da Terra: atmosferas de metais e rochas gasosas, nuvens de chumbo e vidro e chuvas de diamantes, rubis, safiras e outras pedras preciosas na atmosfera superior.

As atmosferas de alguns Júpiteres quentes, descobriram os cientistas, geralmente contêm não apenas carbono e ferro relativamente leves, mas também elementos muito mais pesados ​​– como se descobriu agora, incluindo o bário, cuja massa atômica é 2,5 vezes a do ferro. Os autores do estudo observam que a uma temperatura de 2500 K no lado “ensolarado”, chuvas de ferro ocorrem constantemente nesses exoplanetas, e as atmosferas, além de bário, contêm elementos como lítio, magnésio, cromo, vanádio, cobalto e estrôncio – esses elementos têm altos pontos de fusão e ebulição, 1600–3200 K.

Os cientistas observam que ainda não podem explicar a presença de vapor de bário na atmosfera superior desses planetas. Eles só podem supor que os exoplanetas são ainda mais exóticos do que se pensava anteriormente.