A morte de uma estrela massiva é acompanhada por uma explosão de supernova e um flash brilhante que pode ofuscar brevemente uma galáxia inteira. Não é de surpreender que a estrela localizada nas imediações da supernova SN 2013ge tenha permanecido escondida por muito tempo. No entanto, o telescópio Hubble ajudou a vê-lo na faixa ultravioleta.

Fonte da imagem: hubblesite.org

Os cientistas descobriram que a luz da supernova SN 2013ge está diminuindo desde 2016, mas outra fonte de radiação ultravioleta está localizada ao lado dela, que mantém seu brilho, o que significa que estamos falando de um sistema binário em que uma das estrelas “sobreviveu”.

Analisando os dados do Hubble, os astrônomos descobriram que não havia hidrogênio na região da supernova, e isso era estranho – os cientistas se depararam com a questão de onde ele poderia ir antes que a explosão ocorresse. Os autores do estudo descobriram que os processos em sistemas binários de estrelas massivas podem ter algumas características: antes da explosão da supernova, a segunda estrela bombeava hidrogênio de sua “vizinha”.

Agora os cientistas vão acompanhar a evolução da estrela sobrevivente, que, dependendo da distância da supernova, pode esperar dois cenários. No primeiro caso, pode ser ejetado do sistema, e isso explica a origem das supernovas únicas. No segundo, ele continuará orbitando seu companheiro antes de se fundir com ele, mas isso, dizem os cientistas, levará um bilhão de anos.

O astrônomo Alexei Filippenko da Universidade da Califórnia em Berkeley e coautor do estudo observou que estudar o ciclo de vida de estrelas massivas é de grande importância, já que todos os elementos pesados ​​são formados em seus núcleos e supernovas.