O Telescópio Espacial Hubble está em órbita há 32 anos. De vez em quando, o “velho” tem problemas, os mais graves dos quais foram eliminados pelas equipes de astronautas do ônibus espacial. Mas os ônibus espaciais não voam há 10 anos e não voarão em um futuro previsível. Mesmo agora, o Hubble está fechado desde 25 de outubro, e uma equipe da Terra está lidando com o mau funcionamento. E ainda assim a NASA estendeu o contrato para a operação do telescópio até 2026.

Fonte da imagem: NASA

O contrato anterior expirou em 30 de junho de 2021. Uma extensão do contrato com o Space Telescope Science Institute de Baltimore e a equipe da Associação de Universidades para Pesquisa em Astronomia (AURA), que administra o programa de ciências do telescópio, deixa o telescópio em operação até 30 de junho de 2026. Assim, o custo total do contrato de serviço do Hubble chegará a US $ 2,4 bilhões (o novo contrato de cinco anos é estimado em US $ 215 milhões).

No momento, conforme mencionado acima, o Hubble possui apenas um instrumento científico em operação – a câmara principal do ACS. Um mau funcionamento apareceu nos circuitos de controle do telescópio na forma de sinais de sincronização ausentes. O restante do equipamento é colocado em modo de espera até que os cientistas avaliem o risco de mau funcionamento do funcionamento do equipamento científico, o que levará várias semanas.

Mas mesmo com um conjunto limitado de ferramentas, o Hubble será capaz de continuar a fazer descobertas incríveis. O telescópio está sendo visto como um parceiro para o novo Telescópio Espacial Webb, que está programado para ser lançado em 18 de dezembro. O telescópio Webb irá operar na parte infravermelha do espectro, enquanto o Hubble irá operar na faixa do visível com uma extensão para as faixas do ultravioleta e infravermelho próximo. Eles se complementam perfeitamente e você pode esperar que o Hubble funcione pelos próximos cinco anos e ainda mais.