mzu5mtmxzdi4zjm1mjfhmjmwnwjlmtk2zgzhn2zjzwnjyjzjmtdmnjy2nmixzda4zwizmwuymtqwyjaynti2yw-4922953

O veículo de carga russo Progress MS-17 será lançado sob o programa da Estação Espacial Internacional (ISS) no final do próximo trimestre. Isso foi noticiado nas páginas da última edição da revista “Russian Space”, publicada no site da estatal Roscosmos.

Fotos de Roscosmos

Em 15 de fevereiro, lembramos, a espaçonave Progress MS-16 entrou em órbita. Ele foi encaixado na ISS manualmente em 17 de fevereiro. O navio entregou à estação carga com massa total superior a 2,5 toneladas, incluindo dispositivo para detecção de microfissuras e kit de reparo para eliminação de vazamentos de ar.

Alegadamente, o Progress MS-16 fará parte da ISS até o lançamento do módulo Nauka. Está previsto que este “camião” saia da estação juntamente com o módulo “Pirs” e saia da órbita sobre o Oceano Pacífico, libertando a estação de ancoragem para receber “Ciência”.

mtixoguynmy0ytg2yzjknjeymtlkn2ywotljotywztbhmwvjnmnlndk2mdvimmi3yjhlm2yzmmywnjbizmzimapr2-8801677

Quanto ao aparelho Progress MS-17, foi originalmente planejado para lançá-lo em 29 de março, mas depois os termos foram revisados. Agora, 30 de junho é nomeado como a data de lançamento esperada.

A mudança de data gerou uma mudança no plano de entrega de equipamentos científicos para pesquisas a bordo da estação. Equipamentos para experimentos “Biodegradação”, “Aseptic”, “Cascade” e “Fotobiorreator” foram entregues antes do previsto na espaçonave Progress MS-16 em 17 de fevereiro. E o material para o trabalho científico “Mikrovir”, “MSK-2” e “Biopolymer” irá para a ISS na espaçonave tripulada “Soyuz MS-18” em abril.