Um grupo de pesquisadores americanos estudou dados obtidos pela espaçonave indiana Chandrayaan-1 e afirmou que as moléculas de água estão presentes em toda a superfície da Lua, e não apenas em áreas próximas aos seus pólos.

Fonte da imagem: JB / pixabay.com

Vestígios de água estão presentes em todas as latitudes lunares, incluindo aquelas iluminadas pelo Sol, descobriu um grupo de cientistas do Instituto de Ciências Planetárias de Tucson (Arizona) e outras instituições de pesquisa dos EUA. Eles tiraram suas conclusões analisando mapas mineralógicos da Lua, obtidos usando o instrumento Moon Mineralogy Mapper instalado na espaçonave indiana Chandrayaan-1.

Rochas ricas em água e hidroxila estão presentes em toda a superfície da Lua, dizem os cientistas. “Os futuros astronautas poderão encontrar água mesmo perto do equador”, disse o Dr. Roger Clark, cientista sênior do Planetary Science Institute e membro da equipe de pesquisa. Anteriormente, os cientistas chineses sugeriram que os recursos necessários para obter água e fornecer objetos na Lua estão disponíveis em quantidades suficientes apenas nas regiões polares, onde o acesso à luz solar é difícil.