A tripulação da missão totalmente civil SpaceX Inspiration4 retornou em segurança à Terra

A espaçonave Crew Dragon da missão totalmente civil Inspiration4 caiu com sucesso no Oceano Atlântico ao largo da costa da Flórida. O evento foi transmitido no canal SpaceX no YouTube. A espaçonave passou cerca de três dias em órbita próxima à Terra.

Fonte da imagem: SpaceX

Os preparativos para o pouso começaram algumas horas antes de começar. Cerca de uma hora antes da descida, os motores do Crew Dragon foram ligados automaticamente, o que permitiu à nave reduzir a altitude da órbita.

Por volta das 2:00, horário de Moscou, a cápsula entrou nas densas camadas da atmosfera e, após alguns minutos, lançou seus pára-quedas principais. As inundações no Oceano Atlântico ocorreram às 2h08, horário de Moscou.

Tripulação da médica de 29 anos do Hospital Infantil de Memphis Hayley Arceneaux, a professora de geologia Sian Proctor de 51 anos, a corporação aeroespacial Lockheed Martin de 41 anos Chris Sembroski e o bilionário americano de 38 anos Jared Isaacman, proprietário da o serviço de pagamentos Shift4 Payments, que pagou integralmente por esta missão, enquanto em órbita, realizou uma série de estudos científicos sobre o efeito da gravidade zero no corpo humano.

Em particular, nota-se que os experimentos foram relacionados à peculiaridade do movimento dos fluidos em condições de microgravidade. Além disso, a equipe coletou cotonetes para análise em diferentes partes do corpo para estudar como, sob a influência da gravidade zero, altera o microbioma humano. Vários testes cognitivos também foram realizados. Conforme observado pela SpaceX, “os resultados desses estudos terão valor potencial para manter a saúde das pessoas na Terra e durante voos futuros.”

Durante a missão Inspiration4, sua tripulação via Twitter compartilhou o que comeram a bordo do Crew Dragon. A alimentação do grupo incluía café, chá, lanches, sanduíches, verduras variadas, almôndegas de cordeiro, massas, pizzas e outros pratos.

“Não posso acreditar que estamos comendo pizza fria no espaço. É extraordinário! ”

Aqui está uma lista de verificação rápida do que a equipe do # Inspiration4 está aproveitando no espaço: pic.twitter.com/0doQGh7iS1

Durante o vôo, a espaçonave atingiu um recorde de órbita para uma missão tripulada a uma altitude de 590 km, que é significativamente maior do que a órbita da Estação Espacial Internacional e do Telescópio Espacial Hubble. A última vez que uma espaçonave tripulada atingiu uma órbita tão alta foi em 2009, quando, como parte da missão STS-125, a tripulação do ônibus espacial Atlantis estava prestando serviços ao Telescópio Espacial Hubble, cuja órbita na época chegava a 578 km.

O recente vôo do Crew Dragon também quebrou o recorde de número de pessoas simultaneamente no espaço. Durou mais de um quarto de século. Em março de 1995, havia 13 pessoas na órbita da Terra baixa, com o vôo Inspiration4 esse número aumentou para 14.

A SpaceX planeja realizar outra missão espacial, consistindo de uma tripulação totalmente civil, no início do próximo ano. Será realizado em conjunto com a Axiom Space, que preparará a futura tripulação do Crew Dragon para ser enviada à Estação Espacial Internacional. Observa-se que a tripulação incluirá a ex-astronauta da NASA Peggy Whitson. Nada se sabe sobre os outros três membros da tripulação.

avalanche