Astrônomos descobriram a apenas 137 anos-luz do sistema solar duas “super-Terras” orbitando a anã vermelha TOI-2095. Cada um dos exoplanetas é ligeiramente maior que a Terra – eles foram encontrados usando o telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA.

Ilustração. Fonte da imagem: ESA

Durante as observações da estrela TOI-2095, o telescópio registrou o escurecimento do disco, cuja análise permitiu supor que são os planetas que passam que criam interferências de curto prazo na radiação. Havia outras evidências indiretas da existência de “super-Terras” neste sistema estelar.

As anãs vermelhas são a maior família de estrelas do universo. Embora sejam “mais frios” que o Sol, alguns deles nos estágios iniciais de seu ciclo de vida se distinguem por poderosas explosões periódicas nas faixas ultravioleta e de raios-X. Essa radiação pode literalmente “explodir” a atmosfera de planetas próximos, então os cientistas não têm certeza de que os planetas localizados na “zona habitável” (onde a água líquida pode estar presente) possam manter a vida em sua variante semelhante à Terra sob tais condições. O mais interessante é para os cientistas estudar os objetos descobertos TOI-2095 b e TOI-2095 c no futuro.

A distância entre o planeta TOI-2095 b e a estrela local é de apenas 1/10 da distância média entre a Terra e o Sol, o objeto é 1,39 vezes maior em diâmetro que o nosso planeta e 4,1 vezes mais massivo, uma revolução completa ao redor a órbita da anã vermelha leva 17,7 dias terrestres. O TOI-2095 está localizado um pouco mais longe: leva cerca de 28,2 dias terrestres para dar uma volta em torno do luminar local. O exoplaneta tem 1,33 vezes o tamanho da Terra e 7,5 vezes mais massa, com temperaturas de superfície provavelmente entre 24 e 74 graus Celsius. Segundo os cientistas, períodos orbitais relativamente longos fornecem dados extremamente importantes que ajudarão a esclarecer a formação de pequenos planetas orbitando anãs vermelhas.

Claro, a descoberta mais uma vez demonstra o enorme potencial do TESS. Desde o seu lançamento em abril de 2018, o telescópio espacial descobriu 330 exoplanetas confirmados, bem como 6.400 candidatos que aguardam uma análise mais aprofundada. Por exemplo, apenas em janeiro, o TESS detectou o segundo exoplaneta no sistema TOI 700, que pode conter água líquida e, possivelmente, até vida.

Agora, os cientistas pretendem continuar as pesquisas relacionadas ao sistema TOI-2095 e estabelecer as velocidades radiais das “super-Terras”. Os dados obtidos permitirão estimar melhor as massas de TOI-2095 b e TOI-2095 c, o que, por sua vez, ajudará a determinar com mais precisão sua densidade. Esses dados, em particular, permitirão saber se os planetas têm conseguido manter suas atmosferas. Os resultados do estudo podem ser encontrados no repositório arXiv.