O maior telescópio de neutrinos do hemisfério norte lançado nas entranhas do Lago Baikal

Ficou sabendo que o telescópio de neutrinos de alto mar Baikal-GVD, construído no Lago Baikal, o maior do hemisfério norte, foi colocado em operação. Ele será usado para detectar fontes de neutrinos de ultra-alta energia, bem como para estudar a evolução das galáxias e do Universo. Isso foi relatado pela agência de notícias TASS com referência aos dados do Ministério da Ciência e Educação Superior da Federação Russa.

«Isso permite contar com o fato de que as descobertas a serem feitas e as informações a serem processadas possibilitarão a solução de muitos problemas científicos. Em particular, esperamos que os nossos colegas dêem o seu contributo, vamos todos compreender como funciona o Universo, ler a história do Universo, como nasceram as galáxias ”, comentou o lançamento do telescópio, Ministro da Ciência e Ensino Superior da a Federação Russa Valery Falkov, ressaltando a importância do projeto e para a região, já que a ciência é um dos motores do desenvolvimento territorial.

De acordo com os dados disponíveis, o telescópio está instalado a 3,5 km da costa a uma profundidade de 750 a 1300 m na bacia sul do Lago Baikal. A instalação foi criada pela associação internacional Baikal-GVD e o processo de construção decorreu com o patrocínio de investigadores do Joint Institute for Nuclear Research (Dubna) e do Institute for Nuclear Research da Russian Academy of Sciences (Moscow). A contribuição de cientistas e engenheiros de outros centros científicos russos, bem como de seus colegas da República Tcheca, Eslováquia e Polônia, é notada.

O próprio telescópio, no projeto de construção do qual foram gastos cerca de 2,5 bilhões de rublos, cobre uma área de cerca de 0,5 km² e é projetado para procurar fontes de neutrinos de ultra-alta energia, inclusive nas entranhas de galáxias nascentes ou moribundas. O estudo dessas partículas ajudará os cientistas a entender como o universo se originou e evoluiu ao longo da história.

avalanche