Astrônomos medem o campo magnético mais forte já encontrado

Cientistas de centros de pesquisa chineses e europeus mediram o campo magnético mais forte já descoberto. O recordista era uma estrela de nêutrons, na superfície da qual se formou um campo com uma indução de 1,6 bilhão de T (Tesla).

Fonte da imagem: english.cas.cn

A estrela de nêutrons em estudo faz parte do sistema binário Swift J0243.6+6124, que está localizado em nossa galáxia. Ela puxa a substância de sua estrela companheira para si mesma, formando um disco dessa substância em torno de si. Ao longo das linhas magnéticas, ele se move para a superfície da estrela, que, por sua vez, emite flashes na faixa de raios-X. A estrela gira e, da posição de um observador na Terra, esses flashes parecem ser pulsações. E estrelas de nêutrons desse tipo são, portanto, chamadas de pulsares de raios-X.

Vale ressaltar que este espécime pertence às fontes de radiação de raios-X ultrabrilhantes. Por muito tempo acreditou-se que esse brilho estivesse associado a um forte campo magnético, mas só agora foi medido. O dispositivo de medição foi o satélite chinês Insight-HXMT, por meio do qual foi obtido um resultado de 1,6 bilhão de T para o sistema binário Swift J0243.6 + 6124. Este é o campo magnético mais poderoso já descoberto, e o recorde anterior de 1 bilhão de T foi detido por outro pulsar – foi estudado pela mesma equipe de cientistas em 2020.

Mais cedo ou mais tarde, o atual campeão também perderá o status de campeão: acredita-se que os campos magnéticos mais fortes de até 100 bilhões de T sejam gerados por outro tipo de estrelas de nêutrons – os magnetares.

avalanche