O Telescópio Espacial James Webb capturou uma imagem única de um par de estrelas jovens em formação ativa conhecidas como Herbig-Haro 46/47. As imagens de infravermelho próximo de alta resolução permitem que os cientistas estudem como as estrelas acumulam massa e simulam a formação de nosso Sol e seu sistema planetário.

Fonte da imagem: NASA

O objeto Herbig-Haro 46/47 está localizado na constelação de Vela a uma distância de 1470 anos-luz da Terra. Essas estrelas, localizadas no fundo do disco de gás e poeira, continuam ganhando massa. O disco é invisível, mas sua sombra é visível em duas áreas escuras em forma de cone ao redor das estrelas centrais.

Os detalhes mais notáveis ​​são as pétalas de dupla face que irradiam das estrelas centrais em formação ativa, mostradas em laranja ardente. Grande parte desse material foi ejetado dessas duas estrelas, que foram reabsorvendo e ejetando o gás e a poeira que as cercam ao longo de milênios.

Anteriormente, a análise espectral de Herbig-Haro 46/47, realizada usando o espectrógrafo infravermelho do telescópio Spitzer, encontrou “impressões digitais” químicas de vários elementos e compostos químicos. Essas impressões digitais são sequências únicas que permitem aos cientistas determinar a composição química do objeto que está sendo estudado. Neste caso, a análise revelou a presença de silicatos (compostos químicos semelhantes à areia da praia), água, dióxido de carbono, metano e álcool metílico na nuvem de gás e poeira que envolve essas jovens estrelas em formação ativa.

O segundo elemento mais importante é a nuvem azul-bolha. Esta é uma região de poeira e gás densos, conhecida como glóbulo de Bok, onde se formam estrelas do tipo solar. Na faixa infravermelha do telescópio James Webb, você pode ver através das camadas dessa nuvem, o que permite visualizar melhor Herbig-Haro 46/47, bem como ver as estrelas e galáxias por trás dela.

Ao longo de milhões de anos, as estrelas em Herbig-Haro 46/47 se formarão completamente, limpando a cena desses fantásticos outliers multicoloridos, permitindo que a estrela binária ocupe o centro do palco no fundo das galáxias. O Telescópio Webb pode revelar tantos detalhes em Herbig-Haro 46/47 por dois motivos. O objeto está relativamente próximo da Terra, e a imagem captada pelo telescópio consiste em várias exposições, o que lhe confere profundidade.

Esta descoberta reforça a importância de continuar a pesquisa no campo da astronomia, pois cada nova descoberta aproxima a humanidade de responder a questões fundamentais sobre a origem e evolução do universo. Ao mesmo tempo, nos lembra o quanto ainda há para ser aprendido e explorado nas profundezas infinitas do espaço.