O Telescópio Espacial Hubble continua a criar imagens impressionantes de vários objetos no universo. Desta vez, ele capturou cerca de 5.000 galáxias antigas distantes de várias formas e tamanhos, brilhando em luz infravermelha.

Fonte da imagem: Harry Teplitz (Caltech/IPAC) / NASA / STScI

A idade das galáxias mais antigas presentes na imagem é de cerca de 13 bilhões de anos. Eles surgiram apenas algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang. Ao visualizar essas galáxias em luz ultravioleta, os cientistas podem aprender quais elementos químicos estão presentes dentro delas. Esta informação desempenha um papel crucial na compreensão da formação e evolução das galáxias.

O problema dessa forma de explorar o universo é que a luz ultravioleta das galáxias mais antigas se espalha antes de chegar aos instrumentos científicos à disposição dos astrônomos. No entanto, os cientistas têm a oportunidade de estudar galáxias mais jovens, com cerca de 11 bilhões de anos. Foi exatamente isso que os astrônomos fizeram quando usaram o telescópio Hubble para criar uma imagem de um grupo de galáxias muito antigas.

Esta imagem faz parte do recente estudo UVCANDLES, no qual o telescópio Hubble capturou cerca de 140.000 galáxias em dez dias. Alguns deles são visíveis na imagem publicada. O estudo UVCANDLES em si é uma continuação do programa CANDLES, que estudou os raios infravermelhos e vermelhos da luz visível. Espera-se que o trabalho nessa direção permita aos cientistas olhar para a era do universo primitivo, que é conhecida como reionização.