Um grupo de cientistas americanos usando os telescópios espaciais Chandra e Hubble descobriu um par de buracos negros supermassivos localizados relativamente perto da Terra que aguardam uma fusão.

Fonte da imagem: nasa.gov

Dois buracos negros supermassivos estão localizados na galáxia de fusão MCG-03-34-64, a uma distância de 800 milhões de anos-luz de nós – os próprios objetos estão separados por apenas 300 anos-luz. Eles absorvem ativamente gases e poeira na área circundante, produzindo emissões de radiação e jatos de matéria. Estas regiões são chamadas de núcleos galácticos ativos e podem ser tão brilhantes que a sua luz anula a luz de todas as estrelas nas suas galáxias.

Este par está localizado a uma grande distância da Terra, mas ainda é o par mais próximo de núcleos galácticos ativos observados em várias bandas: para o Hubble é a luz visível, e para o Chandra é a radiação de raios X. Anteriormente, um par de buracos negros supermassivos localizados mais próximos um do outro do que este havia sido descoberto, mas sua presença só pôde ser confirmada na faixa de radiofrequência.

No futuro, a distância entre os dois objetos diminuirá. À medida que giram em torno um do outro, produzem ondulações no espaço e no tempo – ondas gravitacionais. Isto faz com que o seu momento angular diminua, fazendo com que os buracos negros se aproximem. Em cerca de 100 milhões de anos, eles estarão tão próximos um do outro que sua enorme gravidade assumirá o controle, após o que eles colidirão e se fundirão.

Acredita-se que núcleos galácticos duplos ativos eram comuns no Universo primitivo, quando as fusões das próprias galáxias também ocorriam com mais frequência. Agora os cientistas têm uma oportunidade única de observar esse fenômeno – o sistema binário foi descoberto graças a um feliz acidente: o Hubble o descobriu entre dados que indicam uma alta concentração de oxigênio em uma pequena região MCG-03-34-64. Posteriormente, a mesma região foi estudada utilizando o Chandra.

Os astrônomos não pararam por aí – eles solicitaram arquivos de observações do complexo terrestre VLA (Very Large Array), no estado americano do Novo México, e mostraram que um par de buracos negros supermassivos também emite poderosas ondas de rádio. O Hubble também descobriu uma terceira fonte brilhante de luz nesta área: presume-se que se trate de um gás que foi afetado por um jato de plasma liberado por um dos buracos negros, como um jato de água de uma mangueira de jardim atingindo um monte de areia.