Em homenagem ao 25º aniversário do telescópio de raios X Chandra no espaço, a NASA divulgou 25 imagens tiradas pelo instrumento que não haviam sido vistas anteriormente pelo público. É possível que, devido aos cortes no orçamento da NASA, o trabalho do observatório tenha de ser reduzido em breve.

Fonte da imagem: nasa.gov

O Telescópio Chandra foi lançado a bordo do ônibus espacial Columbia em 23 de julho de 1999, e desde então tem retornado muitas imagens impressionantes, incluindo o buraco negro mais distante já observado. O observatório ajudou a fazer algumas descobertas das quais os cientistas nem suspeitavam antes do seu lançamento. As 25 imagens publicadas em homenagem ao aniversário são apenas uma pequena parte do material obtido nas 25 mil sessões de observação que o Chandra realizou durante sua estada no espaço. Os astrónomos continuam a utilizar os dados do telescópio em conjunto com imagens de outros observatórios poderosos, incluindo a Estação Espacial James Webb (JWST) e o Imaging X-ray Polarimetry Explorer (IXPE).

Mas os cortes orçamentais da NASA ameaçam o futuro do observatório espacial, apesar de todos os seus sucessos. As autoridades dos EUA estão enfrentando decisões orçamentárias difíceis e escolhas difíceis para encontrar fundos para desenvolver novos telescópios, disse Mark Clampin, chefe da divisão de astrofísica da NASA. Os pesquisadores nem sequer pensam que o Chandra possa ser retirado de serviço num futuro próximo. Mas mesmo que isso aconteça, o observatório já ganhou o título de uma das missões mais produtivas da NASA: ao longo de 25 anos, pesquisas realizadas com a participação do Chandra formaram a base de mais de 700 dissertações de doutorado e mais de 10.000 artigos revisados ​​por pares.