A NASA está se preparando para lançar o projeto experimental GUSTO (Galactic/Extragalactic ULDB Spectroscopic Terahertz Observatory). Ajudará na recolha de dados para a construção de um mapa tridimensional da nossa galáxia, a Via Láctea, e no estudo da Grande Nuvem de Magalhães, uma das galáxias mais próximas de nós, visível no hemisfério sul da Terra a olho nu.

Fonte da imagem: science.nasa.gov

O principal instrumento da experiência GUSTO é um telescópio, que ficará num balão a uma altitude de cerca de 36,5 km acima da Antártica durante pelo menos 55 dias. O telescópio irá absorver ondas de rádio de alta frequência que vazam através do meio interestelar, indicando a presença de carbono, oxigênio e nitrogênio – os cientistas querem pistas sobre como as estrelas e os planetas se formam, e o que faz com que as partículas cósmicas se combinem para formar nuvens moleculares que precedem a formação de estrelas. . O balão será lançado da Estação Antártica McMurdo “não antes de 21 de dezembro”.

O GUSTO é ideal para estudar ondas terahertz transmitidas por partículas, disse o líder do projeto, Chris Walker, da Universidade do Arizona. A missão ajudará a revelar a estrutura tridimensional da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã próxima da Via Láctea, visível a olho nu no Hemisfério Sul. O telescópio se moverá em um anticiclone ao redor do Pólo Sul.

Juntamente com a NASA, o projeto GUSTO está sendo implementado por cientistas da Universidade do Arizona, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, do Instituto Holandês de Pesquisa Espacial, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e do Observatório Astrofísico Smithsonian.