mgviztcwmzizmmexmmuwmje0ngm1mjg0ntlkmjdhnmfindvkyzuzytjmytgyytvhotbkywi2ztyzmtu5mtazmg-9200418

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) anunciou na segunda-feira que encontrou vestígios de água no lado da lua voltado para a Terra.

A descoberta foi feita no decorrer de pesquisas no observatório estratosférico germano-americano SOFIA, localizado a bordo de uma aeronave Boeing 747SP modificada.

«Hoje estamos anunciando uma importante descoberta do SOFIA de que o hidrogênio descoberto anteriormente é encontrado em moléculas de água em uma superfície iluminada pelo sol ”, disse Paul Hertz, diretor de astrofísica do Escritório de Missões Científicas da NASA, em entrevista coletiva. “Esta descoberta levanta novas questões sobre como a água se forma na superfície lunar e como pode ser armazenada aqui nas duras condições de vácuo do sol.”

O estudo SOFIA de 6 mícrons confirmou a presença de água na Cratera Clavius, uma das maiores crateras visíveis da Terra, localizada no hemisfério sul da Lua, disse Hertz, “identificando uma impressão digital química única de uma molécula de água.” A água foi encontrada em concentrações que variam de 100 a 412 ppm – cerca de 12 onças fluidas (355 ml) por metro quadrado da superfície lunar, que é cerca de 100 vezes mais seca que o Saara.

Anteriormente, os cientistas acreditavam que a água só poderia ser encontrada em crateras do outro lado da lua. Resta determinar se a água encontrada estará prontamente disponível para uso como recurso. Como parte do programa Artemis da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos busca aprender o máximo possível sobre a presença de água na Lua antes de enviar astronautas à superfície de um satélite natural da Terra em 2024 e garantir uma presença humana estável nele até o final da década.