Tendo decidido testar um novo algoritmo para detectar asteroides potencialmente perigosos, cientistas americanos descobriram um novo objeto grande cuja órbita se cruza com a Terra. Os pesquisadores sugerem que menos da metade desses asteróides foram descobertos até agora.

A órbita do asteroide 2022 SF289 (linha verde) cruza a da Terra (linha azul). Fonte da imagem: washington.edu

Em 2025, entrará em operação o Observatório Vera Rubin, atualmente em construção no Chile, um grande telescópio de observação com espelho de 8,4 metros e câmera com resolução de 3200 megapixels. Os dados do observatório serão processados ​​usando o algoritmo HelioLinc3D desenvolvido por cientistas americanos, projetado para detectar novos asteroides. O algoritmo foi criado pelo astrônomo da Universidade de Washington, Ari Heinze, com a ajuda dos colegas Matthew Holman e Siegfried Eggl. Antecipando 2025, os pesquisadores decidiram testar o algoritmo nos materiais do projeto ATLAS, que combina dados de observatórios no Havaí, Chile e África do Sul.

Com base nos dados do ATLAS, foi descoberto um objeto, que recebeu o nome de 2022 SF289. Foi observado durante quatro noites em setembro de 2022. Este é um asteróide potencialmente perigoso que cruza a órbita da Terra – felizmente, não há sinais de que isso aconteça tão cedo. O tamanho do asteróide é de 182 metros – com tais dimensões, não representa uma ameaça para a humanidade, mesmo que resista ao aquecimento atmosférico. Mas pode deixar para trás uma cratera do tamanho de várias cidades ou causar um tsunami se cair no oceano.

Asteróides são objetos pequenos e fracos, e podem se esconder em observações por anos antes de serem descobertos. “É difícil para qualquer estudo descobrir objetos como 2022 SF289 perto do limite de sensibilidade, mas o HelioLinc3D demonstra que é possível descobrir esses objetos escuros se permanecerem visíveis por várias noites”, disse o astrônomo Larry Denneau, que trabalha no projeto ATLAS. (Larry Denneau). O Observatório Rubin ajudará a expandir nosso conhecimento sobre asteróides potencialmente perigosos – existem atualmente 2.350 desses objetos nos catálogos, e os cientistas estimam que mais de 3.000 ainda precisam ser descobertos.