Cientistas descobriram em galáxias anãs um “armazém” de buracos negros

Há algumas semanas, o Observatório Europeu do Sul apresentou a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia. Estamos falando do objeto Sagitário A * (Sgr A *), que vem sendo monitorado há muito tempo. Agora, os cientistas descobriram que os buracos negros aparecem em galáxias anãs com mais frequência do que se pensava. Os resultados do novo estudo foram publicados no The Astrophysical Journal.

Galáxia anã espiral UGC 685 / Fonte da imagem: ESA / Hubble / NASA

Como parte do trabalho realizado, os astrônomos analisaram dados obtidos durante pesquisas de galáxias anãs. Como resultado, eles conseguiram descobrir que os buracos negros aparecem em pequenas galáxias com mais frequência do que se pensava anteriormente. Segundo os cientistas, os dados obtidos durante este estudo podem ser o elo perdido necessário para obter novas informações sobre a evolução dos buracos negros supermassivos. Acredita-se que o buraco negro supermassivo Sgr A* tenha se formado na Via Láctea a partir da fusão de objetos menores de galáxias anãs ao longo do tempo.

«O resultado simplesmente me surpreendeu, porque antes esses buracos negros estavam escondidos de olhares indiscretos ”, disse o principal autor do estudo Mugdha Polimera, estudante de pós-graduação da Universidade da Carolina do Norte em Chapet Hill.

A busca por buracos negros foi a principal tarefa da pesquisa atual. Como um buraco negro só pode ser visto através da radiação emitida por ele, a detecção de tais objetos é muito mais difícil. Às vezes, a alta energia emitida pelos buracos negros em crescimento pode parecer a radiação de estrelas recém-nascidas, por isso às vezes é difícil identificar exatamente o que os astrônomos estão enfrentando.

Para resolver esse problema, os cientistas usaram o catálogo Sloan Digital Sky Survey de linhas de emissão do céu. As linhas de emissão são geralmente chamadas de linhas brilhantes visíveis nos espectros das estrelas. O estudo usou dois conjuntos de levantamentos astronômicos do catálogo, que continham dados sobre grandes grupos de galáxias anãs, em vez de focar em galáxias maiores e mais brilhantes.

Explorando o hidrogênio e o hélio, que tendem a dominar as galáxias anãs, os astrônomos compararam várias combinações de elementos e confirmaram seus resultados com simulações teóricas. Segundo os cientistas, seus testes corresponderam exatamente à previsão de quais galáxias anãs têm buracos negros. Saiba mais sobre este estudo no The Astrophysical Journal.

avalanche