China compartilhou planos para o desenvolvimento da estação orbital Tiangong: pesquisa, comercialização e expansão

A China lançará seis grandes missões espaciais até o final do ano para concluir a construção da Estação Espacial Orbital Tangong. Além disso, no próximo ano, a China lançará um poderoso telescópio espacial em órbita, que funcionará em conjunto com ele. No futuro, a estação orbital chinesa será usada para atividades comerciais. A China também planeja convidar astronautas internacionais para o Tiangong, escreve Space.com.

Fonte da imagem: CMSEO

Detalhes do desenvolvimento do projeto da estação espacial Tiangong foram anunciados durante uma coletiva de imprensa em 17 de abril, um dia após o retorno dos astronautas da missão Shenzhou-13. Eles passaram 182 dias a bordo do módulo principal Tiangong.

De acordo com Hao Chun, diretor da Administração de Desenvolvimento de Naves Espaciais Tripuladas da China (CMSEO), a primeira das seis missões começará este mês. Um caminhão espacial com vários suprimentos será enviado para a estação. A missão tripulada Shenzhou-14 está planejada para ser lançada em junho. A bordo da estação, sua tripulação terá que passar seis meses.

O segundo módulo Wentian (Perguntando ao Céu) irá atracar com o módulo de comando Tianhe em órbita em julho, enquanto o terceiro e último módulo Mengtian (Sonhando com o Céu) está programado para ser enviado à estação em outubro. O cargueiro Tianzhou-5 e a espaçonave tripulada Shenzhou-15 serão lançados no final do ano, quando a estação passará por uma mudança de tripulação. Os astronautas da missão Shenzhou-14 conhecerão a nova tripulação. Há espaço suficiente para todos, graças aos alojamentos adicionais no módulo Wentian.

Uma vez totalmente montada, a estação Tiangong poderá hospedar missões tripuladas de seis meses, durante as quais os taikonauts realizarão experimentos e pesquisas. As experiências serão principalmente biológicas. A pesquisa também está planejada nas áreas de microgravidade, astronomia, Terra, novos materiais e tecnologias espaciais, disseram representantes da indústria espacial chinesa.

De acordo com o plano original de 1992, a estação de três módulos Tiangong receberá novas equipes sem interrupção por 10 anos. Todos os anos está previsto o lançamento de duas naves tripuladas e duas de carga.

Fonte da imagem: Xinhua

Hao disse que o Telescópio Espacial Xuntian, que estará na mesma órbita da estação Tiangong, poderá acoplar-se a ela para reabastecimento e manutenção. O dispositivo está programado para ser lançado no final de 2023.

«O telescópio realizará pesquisas científicas de ponta sobre a formação e evolução do universo, matéria escura e energia escura, exoplanetas e objetos do sistema solar, e espera-se que forneça uma série de descobertas importantes”, comentou Hao.

A Autoridade de Desenvolvimento de Naves Tripuladas da China também está considerando a possibilidade de expandir ainda mais a própria estação de Tangun e seu escopo de atividades. Além disso, estão sendo desenvolvidas novas formas de entrega de pessoas e mercadorias à estação.

«Estamos desenvolvendo módulos expansíveis e cabines de naves espaciais para realizar mais experimentos e proporcionar melhores condições de vida aos astronautas”, disse Hao. No futuro, a estação Tiangong pode ser expandida para seis módulos com a adição de versões atualizadas do módulo de comando Tianhe, bem como os módulos experimentais Wentian e Mengtian.

Fonte da imagem: Adrian Mann / revista All About Space / Future Plc

Um veículo de lançamento reutilizável de última geração, capaz de transportar até sete astronautas, também está em desenvolvimento. Atualmente, a China usa o foguete Longa Marcha 2F e a espaçonave Shenzhou para colocar seus astronautas em órbita.

No futuro, voos comerciais poderão ser organizados em Tiangong. A CMSEO explorará ativamente novos modelos de voos espaciais comerciais tripulados e de carga, disse Hao. Ele também observou que a China está comprometida com a cooperação internacional no espaço e está pronta para “realizar intercâmbios e cooperação mais profundos com todos os países do mundo comprometidos com o uso pacífico do espaço sideral”.

Em março deste ano, o primeiro astronauta da China, Yang Liwei, disse à mídia que astronautas não treinados poderiam voar no Tiangong possivelmente antes do final desta década. No entanto, a estação deve primeiro ser concluída.

A próxima missão espacial da China será a espaçonave de carga Tianzhou-4. A nave de 13.500 kg será lançada em um veículo de lançamento Longa Marcha 7 do Centro Espacial Wenchang para transportar propulsores e suprimentos em órbita para a missão Shenzhou-14, que deve ser lançada em junho.

avalanche