Astrônomos descobriram uma enorme cavidade esférica na galáxia da Via Láctea, que se acredita ter se formado após a explosão de uma supernova que ocorreu há cerca de 10 milhões de anos. O vazio esférico ou em forma de bolha tem cerca de 500 anos-luz de diâmetro e fica entre as constelações de Perseu e Touro. Os cientistas acreditam que a descoberta pode lançar luz sobre como as supernovas permitem a formação de estrelas.

Imagem: Alyssa Goodman / Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics

«

Um enorme vazio foi descoberto no processo de compilar um mapa tridimensional desta parte da galáxia com base em dados obtidos do telescópio espacial Global Astrometric Interferometer for Astrophysics (Gaia) da Agência Espacial Europeia. Anteriormente, esta área estava escondida dos olhos dos astrofísicos, que criaram mapas bidimensionais desta parte da galáxia.

«Podemos ver essas nuvens por décadas, mas nunca soubemos sua verdadeira forma, profundidade e espessura. Também não tínhamos certeza da distância dessas nuvens. Agora sabemos onde estão, com um erro de apenas 1%, o que nos permite discernir o vazio entre eles ”, comentou Catherine Zucker, pesquisadora do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics.