A US National Science Foundation (NSF) resumiu os resultados dos primeiros meses de operação do maior telescópio terrestre para observação do Sol – o Telescópio Solar. Daniel Inouye (Daniel K. Inouye Solar Telescope, DKIST) com um espelho com um diâmetro de 4,24 m. Em homenagem a isso, duas imagens impressionantes da estrela foram publicadas, como nunca foram obtidas antes.

Fonte da imagem: nso.edu

A primeira imagem captura a cromosfera do Sol – a camada externa de uma estrela, que é muito problemática para observar da superfície da Terra devido à forte radiação da fotosfera, a camada inferior da atmosfera da estrela. Você pode ver a cromosfera durante um eclipse solar quando a lua bloqueia a luz brilhante de uma estrela. Esta imagem mostra uma área de 82.500 km de diâmetro. A foto foi tirada no dia 3 de junho.

A segunda imagem revela a aparência da cromosfera do Sol com mais detalhes. Ele mostra muitos chamados “grânulos”, a largura de cada um dos quais é de 500 a 1500 km. Esta foto também foi tirada enquanto observava o Sol em 3 de junho.

Devido à alta resolução espacial e alta sensibilidade, o telescópio DKIST é capaz de distinguir detalhes relativamente pequenos na fotosfera solar. Devido a isso, os cientistas podem monitorar de perto as ejeções de massa coronal, bem como determinar a força e a direção do campo magnético na cromosfera e na coroa da estrela.