njk1yja1mgfizjg4mdi1mtgwmdeynmu0zmi2ztcxmjqxyzi2yzhindk5mjdlntnimzljmdyyytc2mtjkntgxng-4814065

Ficou sabendo que astrônomos da Universidade de Durham no Reino Unido, usando o observatório ALMA, pela primeira vez conseguiram registrar como uma galáxia distante ejetou para o espaço aberto cerca de metade do gás necessário para a formação das estrelas. A galáxia “morrerá” quando o gás necessário para a formação estelar secar, dizem os cientistas. Os resultados de sua pesquisa foram publicados na revista temática Nature Astronomy.

Verificou-se que a quantidade de gás perdido em um ano terrestre na galáxia ID2299 é cerca de 10 mil vezes a massa do sol. Acredita-se que uma galáxia continua a “viver” enquanto houver gás suficiente para formar estrelas, caso contrário, ela morre.

A luz da galáxia ID2299 viaja para a Terra por cerca de 9 bilhões de anos. Visto que o universo continuou a se expandir durante o movimento da luz para o nosso planeta, os cientistas agora veem a galáxia no estado em que estava 4,5 bilhões de anos após o Big Bang. Imagens tiradas com o observatório ALMA mostram que 9 bilhões de anos atrás, gás frio estava vazando rapidamente do ID2299 para o espaço sideral, necessário para a formação de novas estrelas. A taxa de vazão é equivalente a 10 mil massas solares por ano, o que corresponde a aproximadamente 46% de todo o gás da galáxia.

Apesar da perda de gás, a formação de estrelas ativas continuou dentro de ID2299. Isso significa que o gás não apenas vazou para o espaço intergaláctico, mas também foi usado para formar estrelas. Segundo os cientistas, esses processos podem levar à rápida extinção da galáxia. Isso acontecerá em dezenas de milhões de anos, o que é um segmento pequeno para os padrões do Universo.

Os astrônomos planejam continuar observando a galáxia distante com instrumentos ALMA. Com isso, eles esperam entender exatamente como ocorre a liberação de gás no espaço intergaláctico e também estudar com mais detalhes o processo de extinção de galáxias.