Jogado no PS5
Onimusha morreu tão rápido quanto decolou (você pode ler mais sobre isso na minha retrospectiva recente), então parecia que as aventuras do samurai devorador de almas demoníacas tinham chegado ao fim. No entanto, a Capcom decidiu reviver suas franquias antigas — 20 anos após o lançamento do último jogo numerado, a empresa resolveu dar a Onimusha uma nova chance. Pouco restou do conceito original, e todo o resto foi reformulado com um toque moderno. E sim, os antigos problemas da série foram resolvidos. Mas ao custo de novos.

Desta vez, a Capcom decidiu não inventar referências históricas, mas sim escalar Musashi Miyamoto como o personagem principal.
Aliás, sua aparência foi proporcionada pelo ator Toshiro Mifune (1920-1997). Curiosamente, Toshiro já havia interpretado Musashi na Trilogia Samurai de Hiroshi Inagaki (1954-1956).
Os desenvolvedores finalmente conseguiram corrigir dois dos principais problemas da série que a atormentaram durante sua curta existência: o enredo e o sistema de combate. A história de Way of the Sword, surpreendentemente, é bastante robusta, com um grande elenco e até mesmo algumas reviravoltas inesperadas. Os personagens interagem bem, e o protagonista, Musashi Miyamoto, é indiscutivelmente o melhor de todos os jogos da série. Ele lida com situações cômicas e dramáticas de forma brilhante — e, no geral, é muito carismático, especialmente se comparado ao inexpressivo Samanosuke do primeiro e terceiro jogos ou a Jubei do segundo. Isso se deve não apenas ao roteiro, mas também à excelente animação facial e às ótimas performances dos dubladores.
Os antagonistas vis e completamente insanos são igualmente bem construídos — ao contrário de Nobunaga, que, como o principal vilão da trilogia original, mal aparecia, esses vilões estão constantemente à vista e cometendo todos os tipos de atrocidades sangrentas. O insano Minamoto no Yoshitsune é particularmente bem interpretado — quando a luta começa, não apenas Musashi, mas possivelmente o próprio jogador, estará ansioso para cravar uma espada entre suas costelas. É bom ver que mais atenção foi dada à narrativa desta vez, em vez de relegá-la a um segundo plano, como acontecia anteriormente.

O jogo passou por um de seus testes mais importantes: você pode abraçar cachorros aqui.
Mas a verdadeira estrela de Way of the Sword é seu sistema de combate. A Capcom encontrou um equilíbrio quase perfeito entre o espetáculo cinematográfico e a necessidade do jogador de reagir rapidamente à situação. O combate, como está na moda, depende de esgotar a barra de estamina do inimigo para desferir um golpe fatal e, claro, de aparar golpes, mas não tão exigente quanto em jogos como Sekiro ou Lies of P. A habilidade tradicional da série de destruir instantaneamente um inimigo comum atacando no último instante antes do ataque dele também permanece.
Na teoria, tudo soa muito clichê, mas, assim como em outro lançamento recente da empresa, Pragmata, a ação precisa ser experimentada em ação. Porque quando você entra em um estado de fluxo e se defende de tudo que vem em sua direção, uma ação samurai furiosa se desenrola na tela, com coreografias belíssimas e desmembramentos. Principalmente quando se trata dos chefões principais — uma vez que você se acostuma com o padrão de ataque deles, a batalha se transforma em uma briga espetacular, onde, no entanto, até mesmo um breve lapso de concentração pode ter um efeito doloroso na saúde do herói.

A câmera dá um zoom quando chega a hora de aniquilar o inimigo.
Embora, na minha opinião, o sistema de combate tenha perdido um componente tático importante: nos jogos anteriores, não era possível atacar/defender e absorver as almas dos inimigos derrotados simultaneamente. Era preciso encontrar o momento certo para ambas as ações, o que às vezes era desafiador. No novo jogo, você pode facilmente “aspirar” qualquer coisa voando pela arena, mesmo durante um combo (você consegue a melhoria para isso bem rápido) — um detalhe aparentemente pequeno, mas uma camada de tomada de decisão foi removida.
No entanto, embora cortar tudo à vista seja empolgante, até o combate mais perfeito pode ser arruinado pela monotonia. Way of the Sword não é exatamente desafiador — inimigos comuns rapidamente se tornam irrelevantes (mesmo com novas variações), inimigos interessantes e únicos são encontrados raramente, e existem apenas dois mini-chefes. E você tem que derrotá-los todos de novo. E de novo, e de novo, e de novo, e de novo, mesmo que você decida não aceitar as missões secundárias, você encontrará o monstro peludo e o demônio alado repetidamente. Além disso, não importa o quanto você aprimore o poder da sua arma, essas duas criaturas aparecerão com barras de vida cada vez maiores, então eliminá-las rapidamente será impossível, não importa o quanto você tente.

As nuvens se acumulavam, pressagiando a chegada de demônios.
Não está totalmente claro por que os inimigos precisavam ser usados com tanta frequência. E as batalhas com “bucha de canhão” genéricos acabam se tornando repetitivas, como em Onimusha 2 e 3. Isso talvez pudesse ter sido evitado se Way of the Sword fosse mais curto, mas parece que os jogos de grande orçamento têm medo disso hoje em dia. Parte do projeto se assemelha a jogos anteriores, já que se desenrola em locais de história lineares, onde tudo é bem ritmado e bem dirigido. A outra parte é Kyoto, um grande centro aberto para o qual retornamos constantemente durante os intervalos. É aqui que a “indústria moderna de jogos” reside: com eventos aleatórios, inimigos que reaparecem constantemente, missões de “vá matar/encontre um local por foto” de NPCs sem rosto, ícones para limpar no mapa, fendas que geram demônios e desbloqueio gradual de novas zonas destruindo plantas estranhas. Se você esperava evitar o tédio repetitivo dos dois últimos pontos, a Capcom usou um truque inteligente e o adicionou às missões obrigatórias da história. Enquanto caminhava pela cidade, perdendo meu tempo com bobagens sem sentido, não conseguia me livrar da sensação de que não estava jogando Onimusha, mas sim Ghost of Nioh: Rise of Assassin’s Ronin — um jogo que simplesmente copia todas as ideias modernas sem realmente considerar se são apropriadas ou não. Jogos de ação realmente precisam de dezenas de missões secundárias semelhantes? É realmente necessário ter um local enorme cujo único propósito é servir como campo de busca para vários tipos de “encontros”? Sim, sim, eu sei que tudo isso não é necessário, mas por que não reduzir o mapa em três vezes e, em vez disso, adicionar pelo menos mais alguns mini-chefes?Aumentar a densidade de eventos? A força do jogo reside na ação, e em nada mais.

À medida que os territórios são liberados, os distritos de Kyoto começam a ganhar vida.
Em termos de construção de mundo, Way of the Sword cai na mesma armadilha que os outros, priorizando a quantidade em detrimento da qualidade, e 20 horas de jogabilidade extensa são mais vantajosas do que cinco horas concentradas. A duração excessiva prejudica o ritmo, já que fica difícil saber por quanto tempo você pode continuar fechando fendas, e também atrapalha o combate, pois atacar bonecos de treino é divertido por algumas horas, mas quanto mais tempo dura, mais eles atrapalham em vez de entreter.
Ainda assim, Onimusha finalmente conseguiu se livrar do rótulo de “Resident Evil com samurais” que a perseguiu durante a era do PS2. Esse rótulo foi substituído, no entanto, por “temos de tudo um pouco”. O Japão está em alta no momento, então diversos jogos de ação com samurais foram lançados na última década — e Way of the Sword, embora ofereça uma seção de combate interessante e uma história bastante envolvente, não se destaca entre eles. Nem tudo é ruim, mas Onimusha ainda parece ter um longo caminho a percorrer. Way of the Sword já possui uma base sólida — veremos o que a Capcom decidirá construir em cima dela a seguir.
Prós:
Contras:
Gráficos
Way of the Sword geralmente tem uma aparência excelente, especialmente os templos e as animações, mas alguns locais eram um pouco sem graça.
Som
Se os jogos japoneses têm dublagem japonesa, eu os escolho — e tradicionalmente é boa. A série nunca se destacou muito em termos de música, e o quinto jogo não é exceção.
Modo para um jogador
As batalhas contra os chefes únicos foram divertidas, e derrotar inimigos comuns foi empolgante no início. No entanto, com o tempo, fica um pouco cansativo, especialmente quando você encontra o mesmo mini-chefe pela 100.500ª vez.No entanto, o desejo de dar uma lição nos antagonistas é o que te mantém jogando.
Tempo estimado de conclusão
Cerca de 12 a 14 horas se você ignorar todo o conteúdo secundário e cerca de 20 horas se decidir ajudar todos os NPCs. Coletar todos os itens pode levar ainda mais tempo.
Modo cooperativo
Não disponível.
Impressão geral
Way of the Sword é indiscutivelmente o melhor jogo da série desde sua estreia. Ele sofre dos problemas comuns em jogos modernos, como conteúdo secundário confuso e uma duração excessiva, mas, fora isso, o retorno de Onimusha é um sucesso.
Nota: 8,0/10
Mais sobre o sistema de classificação
Vídeo:
VÍDEO
Se você notar algum erro, selecione-o com o mouse e pressione CTRL+ENTER.