O rover Perseverance, da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA), em breve poderá estudar fragmentos de rochas raras que foram resultado do impacto de um asteróide e ainda estão na superfície. O rover continua teimosamente a se mover em direção à borda oeste da cratera de Jezero, chamada Dox Castle, onde os cientistas acreditam que há fragmentos de rocha que apareceram após o impacto do asteróide.

Imagem da borda da cratera tirada em 19 de março. O Castelo Dox pode ser visto ao fundo / Fonte da imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU

Lembre-se de que Jezero é uma cratera de impacto que se formou após a queda de um asteróide. Em tempos posteriores, existia neste local um lago, do qual agora resta apenas um fundo seco. O Perseverance estuda a cratera desde 2021, em busca de sinais de que organismos vivos estiveram presentes em Marte nos tempos antigos. O Castelo Dox está localizado entre uma área chamada Unidade de Margem, que fica no interior da borda da cratera, e a própria borda. Isto dá aos cientistas a oportunidade de estudar amostras de rochas antigas que foram danificadas pelo impacto do asteróide e espalhadas pela área.

«O Castelo Dox será nossa primeira chance de explorar a borda. Com o rover Perseverance, podemos estudar algumas das rochas mais antigas descobertas no planeta”, disse Margaret Deahn, da Universidade Purdue, em Indiana, e envolvida no traçado da trajetória do rover até a borda da cratera.

Vista da cratera Jezero de uma encosta durante uma tempestade de poeira em agosto / Fonte da imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU

O Perseverance começou sua subida ao longo da encosta de Jezero em meados de agosto. O rover completou as principais tarefas de sua missão e agora os cientistas estão tentando usá-lo para explorar uma região diferente e muito mais antiga daquela em que o rover estava localizado até agora. O rover também deverá coletar 13 amostras de solo da área, que os cientistas esperam que um dia sejam trazidas de volta à Terra para estudo detalhado.

O rover deixou as amostras previamente coletadas no fundo da cratera Jezero, onde ficarão, aguardando a chegada de um dispositivo que possa recolhê-las e entregá-las ao nosso planeta. O desenvolvimento de tal dispositivo está sendo realizado pela NASA em conjunto com a Agência Espacial Europeia (ESA), mas até agora o momento da missão de entrega de amostras de Marte não foi determinado.