Foto do dia: Galáxia espiral parecida com a Via Láctea no cabelo de Veronica

Uma imagem impressionante da galáxia espiral Messier 99, localizada na constelação Coma Berenices, foi publicada. Foi obtido usando vários telescópios terrestres como parte do estudo Physics at High Angular Resolution in Nearby Galaxies (PHANGS) no European Southern Observatory (ESO).

Fonte da imagem: ESO / PHANGS

O ESO observou que o estudo PHANGS “permite a aquisição de imagens de alta resolução de galáxias próximas em todos os comprimentos de onda da luz”. Este trabalho ajuda os astrônomos a aprender mais sobre os diferentes ambientes galácticos que existem no universo.

Para observar a galáxia Messier 99, dois complexos astronômicos foram envolvidos – o Very Large Telescope (VLT) e o Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array (ALMA), localizado no deserto chileno do Atacama. Devido ao trabalho conjunto dos dois observatórios, os cientistas puderam observar profundamente a Coma de Verônica, a constelação do hemisfério norte, localizada ao lado da constelação de Leão.

Messier 99 é uma galáxia espiral com uma estrutura ordenada. Como regra, tais objetos são distinguidos por ramos espirais brilhantes e bem definidos que circundam a região central. Esta galáxia foi descoberta pelo astrônomo francês Pierre Mechain em 1791.

A cor laranja dos braços espirais da galáxia, tornando-se mais vermelha nas bordas, na imagem apresentada é resultado do trabalho do complexo de radiotelescópios ALMA. De acordo com os astrônomos do ESO, as regiões brilhantes são aglomerados gasosos frios que podem eventualmente se transformar em estrelas. As cores violeta e azul cintilando em contraste são estrelas distribuídas por toda a galáxia, capturadas pelo complexo do VLT.

avalanche