É geralmente aceito que bilhões de anos atrás, a Terra colidiu com o planeta Theia, cujo tamanho é comparável a Marte, resultando na formação da Lua. Os cientistas vêm construindo teorias há décadas sobre exatamente como esse processo ocorreu, mas ainda não conseguiram resolver definitivamente esse enigma. No entanto, outra simulação mostrou uma das opções prováveis.

Uma nova simulação de computador feita por cientistas do Centro de Pesquisa Ames da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) mostrou que a lua do nosso planeta poderia se formar em questão de horas quando o material da Terra e Theia entraram em órbita após a colisão. As simulações para este estudo utilizaram grades espaciais com a maior resolução possível. Como resultado, descobriu-se que simulações que usaram grades espaciais de baixa resolução podem perder aspectos importantes de tais colisões, o que distorce o quadro geral.

Compreender a origem da Lua requer o uso de diferentes conhecimentos sobre o satélite, sua massa, órbita e os elementos presentes em sua composição. Com base nesses dados, estão sendo desenvolvidos cenários que podem levar à formação da Lua em seu estado atual. No passado, as teorias do aparecimento da lua explicavam alguns aspectos das propriedades do satélite, como massa e órbita, mas com várias ressalvas sérias. Um dos principais mistérios era como explicar a semelhança na composição da Lua e da Terra. Os cientistas podem estudar materiais por sua composição isotópica, a pista química de como e onde um objeto se formou. Amostras de solo lunar que foram estudadas em laboratórios têm uma assinatura isotópica semelhante às rochas terrestres, ao contrário de amostras de Marte ou de outros lugares do sistema solar. Isso pode indicar que grande parte do material que compõe a Lua é

Simulações anteriores, nas quais Theia foi lançada em órbita após uma colisão com nosso planeta, e depois misturada com uma pequena quantidade de material terrestre, agora parecem menos plausíveis. Nesse caso, a semelhança das amostras lunares com a Terra não seria tão forte, a menos que Theia fosse semelhante em estrutura à Terra, o que é improvável. Os cientistas acreditam que mais materiais terrestres foram usados ​​na formação da Lua, especialmente as camadas superiores do satélite, são mais prováveis.

Uma nova simulação mostrou que a Lua poderia ter se formado poucas horas após a colisão entre a Terra e Theia, em vez de dias ou anos como se pensava anteriormente. Para chegar mais perto de confirmar ou refutar essa teoria, os cientistas precisarão estudar amostras de solo lunar que devem ser entregues ao nosso planeta como parte do programa lunar da NASA. Além de estudar o próprio satélite, esses dados ajudarão a entender melhor como nosso planeta evoluiu para eventualmente se tornar o que vemos agora.